Pesquisar neste blogue

Wildest dreams...

Hiding in daylight, biding it's time... The monster that wakes in your sleeping mind. Inside of you You leave it unseen But it's coming to life In your wildest dreams...

This Mortal Coil

Os This Mortal Coil, foram um projecto criado por um dos fundadores da 4AD, Ivo Watts-Russell, e pelo produtor John Fryer, em que os músicos alternavam em cada álbum. O nome do projecto foi retirado de Hamlet:
"What dreams may come,
When we have shuffled off this mortal coil,
Must give us pause".

O primeiro trabalho da banda foi um EP de 1983, «Sixteen Days/Gathering Dust», em que participaram Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins, e Gordon Sharp, dos Cindytalk. O EP continha uma versão do tema "Song to the Siren", de Tim Buckley.

O primeiro álbum, «It'll End in Tears», é lançado em 1984, com as participações, para além de Lisa Gerrard e Gordon Sharp, de Robin Guthrie e Simon Raymonde dos Cocteau Twins, Steven e Martyn Young dos Colourbox, Brendan Perry dos Dead Can Dance, Mark Cox dos Wolfgang Press, Robbie Grey dos Modern English e Howard Devoto dos Buzzcocks e Magazine.

O álbum seguinte, um duplo álbum, «Filigree & Shadow», de 1986, aqui já em formato alargado para álbum duplo.A estrutura e conceito mantêm-se (versões intercaladas com temas originais), mas dá-se um pouco mais de ênfase aos arranjos - em grande parte graças a Martin McCarrick - e aos temas originais. Nas versões há temas mais familiares e outros mais rebuscados (os gostos de Ivo são assim), indo de Tim Buckley, Talking Heads ou Van Morrison, a Pearls Before Swine e Gary Ogan & Bill Lamb.
Destaque para as vozes estreantes no projecto: Dominic Appleton (Breathless), as irmãs Deidre e Louise Rutkowski, Alison Limerick, que mais tarde ficaria conhecida no campo da música de dança (!), e o francês Richenel (que aqui canta inglês).

O álbum final, Blood, de 1991, é um trabalho idêntico ao anterior, em que parte dos temas são instrumentais, mas diferencia-se dos anteriores, sendo menos melancólico e conceitual. Encontram-se aqui temas de ídolos de Ivo, tais como Syd Barrett, The Byrds, Spirit ou Chris Bell (Big Star), ou de artistas contemporâneos, tais como The Apartments, Pieter Nooten & Michael Brook (ambos editaram pela 4AD) ou Mary Margaret O'Hara.
Para as vozes foram convidados Caroline Crawley, dos Shelleyan Orphan, Kim Deal e Tanya Donelly, dos Breeders e Heidi Berry. Neste último trabalho, para além de temas originais, são incluídas versões de Chris Bell, Rain Parade, Spirit, Syd Barrett e Rodney Crowell.

Discografia:

«Sixteen Days/Gathering Dust» EP (1983)
«Kangaroo/It'll end in tears» EP (1984)
«It'll End in Tears» (1984)
«Filigree & Shadow» (1986)
«Blood» (1991)
«1983-1991» (1993)



Fonte: Blog do Puto, 4AD., Blog The PostPunk 80's Underground, Blog Music To Play In Dark, Blog Lossless World

Sem comentários:

Enviar um comentário