RUC, Sempre No Ar... 107.9 FM

Passava horas a ouvir a RUC, de manhã pouco mas à tarde era certo ouvir o Rock Xinez e gravar muitas vezes o programa inteiro que durava das 15h às 18h. Segui-se os Santos da Casa para conhecer as ultimas novidades das bandas nacionais. Tenho dezenas de K7 com partes deste programa e albuns inteiros que gravava de madrugada.

Um pouco de história...

Os primeiros passos para a criação da Rádio Universidade de Coimbra que temos hoje foram dados em 1982, com a obtenção de meios técnicos capazes de garantir emissões regulares, nos 100 MHz. Deu-se também início ao processo de legalização, formalizado com um Pedido de Licenciamento de uma Estação Emissora, em 14 de Novembro de 1983.

No dia 1 de Março de 1986 foi criada a Rádio Universidade de Coimbra que anunciava os seguintes objectivos:

- Incentivar e dar formação radiofónica aos estudantes da Academia interessados em fazer Rádio, contribuindo para o aparecimento de novas formas de criatividade radiofónica, sendo sempre um espaço aberto ao experimentalismo.
- Desenvolver esforços conducentes à obtenção do Estatuto da RUC com a consequente atribuição da licença de radiodifusão.
- Cooperar com todas as estruturas da A.A.C. e Associações do país.
- Dar divulgação da Vida Académica (Avisos, Reuniões, Horários, Mapas de Exames, etc.).
- Contribuir para a crítica construtiva e contínua à Instituição Universitária.
- Fomentar o relacionamento entre os estudantes e a população de Coimbra.
- Divulgar os problemas e temas sobre educação, assim como temas e aspectos de índole mais geral.
- Apreciar criticamente todos os aspectos da actualidade local, nacional e internacional.
- Fazer informação completa, apoiada no rigor, isenção e objectividade.

A partir de 10 de Dezembro de 1986, começaram a ir para o ar os primeiros serviços noticiosos com carácter regular, que eram ouvidos após os sinais horários, entre as 21h e as 2h.

O alvará chegou finalmente em Setembro de 1988, data a partir da qual a RUC começou a emitir na frequência dos 107.9 FM durante 24 horas por dia. Se já era uma das poucas Escolas de Rádio do país, a Rádio Universidade de Coimbra tornou-se também o primeiro órgão de comunicação social inteiramente composto e gerido por estudantes universitários.
Fonte: RUC

Imagem do blog: http://dispenso.blogspot.com

RUC onde podem ouvir a emissão online


Programação da RUC por volta do ano de 1995, 1996

Sem comentários:

Enviar um comentário