Clan of Xymox

Clan of Xymox, também conhecido apenas como Xymox em várias partes de sua carreira, é uma banda de darkwave/gothic - rock. Fundada em Amesterdão, Holanda, em 1983 por Ronny Moorings, Pieter Nooten, e Anke Wolbert.
A EP Subsequent Pleasures foi auto-publicada com o nome Xymox, naquele tempo a banda tinha como membros Moorings na guitarra e vocais, sua namorada Anke Wolbert no baixo e vocais, e Pieter Nooten no teclado.
Tocaram em shows no Reino Unido com os Dead Can Dance de Brendan Perry e Lisa Gerrard e assinaram contrato com a 4AD Records.

O álbum de estreia foi intitulado com o nome «Clan of Xymox», foi lançado pela 4AD em 1985, e foi comparado com Joy Division e The Cure. Em 1986 eles lançaram seu segundo álbum, Medusa.

Cessaram o contrato com 4AD por volta de 1986 e Pieter Nooten saiu da banda. O nome Xymox foi novamente adoptado pela banda, que passou a trabalhar com uma editora subsidiária da Polygram, Wing Records. Em 1989 «Twist Of Shadows» foi o álbum que fez mais sucesso.
Quando a editora Wing recusou o lançamento do próximo álbum, «Metamorphosis» Wolbert saiu da banda. Mojca Zugna juntou-se então a Moorings como baixista (e designer das capas dos álbuns) e dois álbuns foram lançado pela gravadora independente Zok Records - «Metamorphosis» (1992) e «Headclouds» (1993).

Em 1997 novamente o nome Clan of Xymox é adoptado pela banda, e o álbum «Hidden Faces» foi lançado. A banda faz então grandes shows como participação especial em grandes festivais na Alemanha - Wave Gotik Treffen e Zillo - , onde dois singles de «Hidden Faces», "Out Of The Rain" e "This World" foram classificados no top 10 das listas mais independentes.
Mais dois novos álbuns («Creatures» 1999 e em 2001 «Notes From The Underground») seguiram-se, empregando guitarras e elementos electrónicos em um som gótico pesado, que ganhou uma nova geração de fans da subcultura gótica.

Discografia (Clan of Xymox e Xymox):

«Clan of Xymox» - 1985, 4AD, (CD Album)
«Medusa» – 1986, 4AD, (CD Album)
«Twist of Shadows» - 1989, Wing Records, (CD Album)
«Phoenix» - 1991, Wing Records, (CD Album)
«Subsequent Pleasures» – 1994, Pseudonym, (CD, Ltd. Edition)
«Metamorphosis» - 1992, Zok Records,(CD Album)
«Headclouds» - 1993, Zok Records,(CD Album)
«Hidden Faces»– 1997,Tess Records, (CD Album)
«Creatures»– 1999, Metropolis, (CD Album)
«Live»– 2000, Metropolis, (CD + CD Enhanced)
«Notes from the Underground»– 2001, Metropolis, (CD Album)
«Farewell»– 2003, Metropolis, (CD Album)
«Breaking Point»– 2006, Metropolis, (CD Album)
«Heroes» – 2007, Pandaimonium Records, (CD Album)
«In Love We Trust» – 2009, Pseudonym, (CD, Album)

Fonte: Wikipedia, Site Fotolog, Blog Musistenz

Os Clan of Xymox e Xymox têm imensos Singles, LP´s, EP's e entram em muitas compilações. Podem ver a discografia completa na Wikipedia - Clan of Xymox

Gosto mais dos primeiros álbuns deles mas isso é uma questão de gostos! Fica uma das minhas músicas preferidas, "In the City" do album «Twist of Shadows»



Site Oficial

Myspace

Sem comentários:

Enviar um comentário