Sad Lovers & Giants

Sad Lovers & Giants são uma banda de Watford, Inglaterra formada em 1981.

Membros da Banda: Garçe Allard (voz), Cliff Silver (baixo), Tony McGuiness (guitarra), Nigel Pollard (bateria e percussão), Juliet Sainsbury (teclas)

Myspace dos SLG

Álbuns:

• 1982 Epic Garden Music (Midnight Music)



• 1983 Feeding the Flame (Midnight Music)
• 1984 In the Breeze (Midnight Music)
• 1986 Total Sound (Midnight Music)
• 1987 The Mirror Test (Midnight Music)
• 1988 Les Années Vertes (anthology - Midnight Music)
• 1990 Headland (Midnight Music)
• 1991 Treehouse Poetry (Midnight Music)
• 1996 E-mail from Eternity (The Best of Sad Lovers & Giants) Anagram Records, distributed by Cherry Red)
• 2000 La Dolce Vita (Sad Lovers & Giants Live in Lausanne) (Voight-Kampff Records)
• 2001 Headland and Treehouse Poetry (Voight-Kampff Records)
• 2002 Melting in the Fullness of Time (Voight-Kampff Records)

RUC, Sempre No Ar... 107.9 FM

Passava horas a ouvir a RUC, de manhã pouco mas à tarde era certo ouvir o Rock Xinez e gravar muitas vezes o programa inteiro que durava das 15h às 18h. Segui-se os Santos da Casa para conhecer as ultimas novidades das bandas nacionais. Tenho dezenas de K7 com partes deste programa e albuns inteiros que gravava de madrugada.

Um pouco de história...

Os primeiros passos para a criação da Rádio Universidade de Coimbra que temos hoje foram dados em 1982, com a obtenção de meios técnicos capazes de garantir emissões regulares, nos 100 MHz. Deu-se também início ao processo de legalização, formalizado com um Pedido de Licenciamento de uma Estação Emissora, em 14 de Novembro de 1983.

No dia 1 de Março de 1986 foi criada a Rádio Universidade de Coimbra que anunciava os seguintes objectivos:

- Incentivar e dar formação radiofónica aos estudantes da Academia interessados em fazer Rádio, contribuindo para o aparecimento de novas formas de criatividade radiofónica, sendo sempre um espaço aberto ao experimentalismo.
- Desenvolver esforços conducentes à obtenção do Estatuto da RUC com a consequente atribuição da licença de radiodifusão.
- Cooperar com todas as estruturas da A.A.C. e Associações do país.
- Dar divulgação da Vida Académica (Avisos, Reuniões, Horários, Mapas de Exames, etc.).
- Contribuir para a crítica construtiva e contínua à Instituição Universitária.
- Fomentar o relacionamento entre os estudantes e a população de Coimbra.
- Divulgar os problemas e temas sobre educação, assim como temas e aspectos de índole mais geral.
- Apreciar criticamente todos os aspectos da actualidade local, nacional e internacional.
- Fazer informação completa, apoiada no rigor, isenção e objectividade.

A partir de 10 de Dezembro de 1986, começaram a ir para o ar os primeiros serviços noticiosos com carácter regular, que eram ouvidos após os sinais horários, entre as 21h e as 2h.

O alvará chegou finalmente em Setembro de 1988, data a partir da qual a RUC começou a emitir na frequência dos 107.9 FM durante 24 horas por dia. Se já era uma das poucas Escolas de Rádio do país, a Rádio Universidade de Coimbra tornou-se também o primeiro órgão de comunicação social inteiramente composto e gerido por estudantes universitários.
Fonte: RUC

Imagem do blog: http://dispenso.blogspot.com

RUC onde podem ouvir a emissão online


Programação da RUC por volta do ano de 1995, 1996

The Sound

Conheci os The Sound já em Coimbra, no States com a fantástica Total Recall. Nunca deixei de os ouvir desde essa altura. Há qualquer coisa na musica deles que me agarra e não me deixa sair daquele mundo tão particular do Adrian Borland..
Os The Sound foram uma banda britânica do pós-punk, formada em Londres, em 1979, com ex-membros dos The Outsiders. A banda original era constituída por Adrian Borland (guitarra, vocais), Graham Bailey (baixo), Michael Dudley (bateria) e Bi Marshall (saxofone, clarinete e teclado). Este último seria substituído por Max Mayers, já no segundo álbum From the Lion's Mouth, (1981). Álbuns (originais) Jeopardy, (1980) From the Lion's Mouth, (1981) All Fall Down, (1982) Heads and Hearts, (1985) Thunder Up (1987).

Fonte: Wikipedia Adrian Borland All Music

Como tudo começou...

Desde muito pequena me lembro dos discos vinil que os meus pais tinham, Beatles, artistas franceses, entre outros. Depois foram as muitas K7 que amigos me arranjavam e que eu gravava da rádio. Tenho que fazer referência ao Tantan Clube, sinceramente nem sei se está correcto o nome. Um programa na rádio Onda Livre de dois P. tinha eu 13, 14 anos, há 20 anos... Conheci muitos grupos assim, The Cure, Bauhaus, Love & Rockets, Joy Division, The Clash...
As K7 que se arranjavam, passavam de mão em mão. Muitas eram de amigos que já tinham irmãos na faculdade nessa altura. Era o caso do G. que me arranjou muita coisa como Stone Roses, Sonic Youth, Pixies, Breeders, The Psychedelic Furs...



Mais tarde a RUC, a XFM, o States, a Cave das Quimica mostraram-me as indicações para uma rota que segui na música.