Au Pairs

Birmingham, Inglaterra.

(1979-1983)

Membros originais:

Lesley Woods (voz, guitarra),
Paul Foad (guitarra, vozes),
Jane Munro (baixo),
Pete Hammond (bateria).

Banda Post-Punk, formada em Birmingham (1979), com uma secção rítmica soul e funk  e guitarras “punk”. Tinham como vocalista e líder, Lesley Woods, activista feminista e uma das poucas mulheres a assumir a sua sexualidade da altura. Com as letras de Lesley os Au Pairs muitas vezes chamavam a atenção às relações entre homens e mulheres assim como atitudes políticas que incendiavam na altura o clima político com a entrada de Margaret Thatcher para Primeiro-ministro do país. 
O primeiro álbum da banda «Playing with a Different Sex» de 1981 contém canções sarcásticas sobre relações entre géneros, tais como “It’s Obvious” e “We’re So Cool”. Outras músicas do álbum como a “Armagh” com o seu refrão, “we don’t torture” criticam fortemente a atitude do governo britânico na altura em relação aos prisioneiros da Irlanda do Norte, o que causou bastante controvérsia na altura.
O segundo álbum da banda «Sense and Sensuality» (1982) mostra uma maior influência do jazz, soul, funk e disco na sonoridade mas não foi igualmente bem recebido em Inglaterra.
Jane Munro saiu da banda em 1983 e foi substituída brevemente por Nick O'Connor (que já tocava piano / sintetizadores no grupo). Nesta altura a banda cresceu com Jayne Morris (precursão e vozes) e Graeme Hamilton (trompete). Terminaram a banda antes de entrarem em estúdio para gravar o 3º álbum com o produtor Steve Lillywhite ainda em 1983.
Lesley Woods formou uma nova banda feminina, chamada The Darlings mas posteriormente saiu da cena musical e trabalha como advogada em Londres. O guitarrista Paul Foad no ramo musical e toca com Andy Hamilton and the Blue Notes, uma banda jazz jamaicana, para além de dar aulas de guitarra nos arredores de Birmingham, publicou um livro técnico “The Caged Guitarist “ em 2000. Jane Munro trabalha como terapeuta alternativa em Birmingham. Pete Hammond continua activo como musico e ensina precursão em Birmingham.

Discografia:

«Playing With A Different Sex», Human Records, UK, 1981;
« Sense and Sensuality », Kamera Records, UK, 1982;
«Equal But Different - BBC Sessions 79-81», Uk, 1983;


Fontes e mais informação: Discogs, Wikipedia, Birmingham Music ArchiveThe Guardian, Blog Vinyl Frontier, Music Blog of Saltyka and His Friends

Sem comentários:

Enviar um comentário