10ª Festa Cinema Francês

Em 2009 vai ser assim:


Secção principal / Primeiros Filmes, Grandes Obras / César da Festa / Homenagem a Agnès Varda / Festinha / Carta Branca a João Garção Borges / Retrospectiva Jeanne Balibar

Dois concertos:
Jane Birkin dia 8 no Centro Cultural de Belém em Lisboa / Moriarty dia 9 no Instituto Franco-Português.

E ainda:
Exposição de Renaud Monfourny / Masterclasses / Programação de longas e curtas-metragens na RTP2
/ Cinema de animação nas lojas FNAC / Prémio do público.

A Festa vai-se realizar em Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Guimarães e Faro. Em Lisboa é de 07 a 19 de Outubro. Em Lisboa as sessões são no Cinema São Jorge e Instituto Franco-Português e a partir do dia 19 de Outubro na Cinemateca.

Agnès Varda, de 81 anos, é a realizadora convidada da sessão de abertura da festa, em Lisboa, no dia 7 de Outubro, no Cinema São Jorge. (Já está esgotada a sessão mas podem vê-la depois dia 19 de Outubro na Cinemateca. Vou às 2 sessões! :) Na ocasião, será dado início a um ciclo com todas as suas curtas-metragens e a uma retrospectiva de longas-metragens, na Cinemateca Portuguesa. Esta retrospectiva vai ter lugar apatir do dia 19 de Outubro.
Outros realizadores estarão presentes nas várias sessões da Festa do Cinema Francês, como Agnès Jaoui, Jan Kounen, Jean-Paul Lilienfeld, Rémi Bezançon, Josiane Balasko e Ilan Duran-Cohen.

Para mim, é dos melhores festivais de cinema. Muitos destes filmes não vão passar no circuito comercial, recomendo a irem ver algumas sessões. Eu lá estarei todas as noites no São Jorge! :)

Site Festa Cinema Francês

6 comentários:

  1. A Agnès Varda não esteve presente na sessão de abertura da Festa do Cinema Francês mas esteve a Jane Birkin. A Agnès Varda estará na Cinemateca dia 19 de Outubro! Na Cinemateca só vendem bilhetes no proprio dia.

    ResponderEliminar
  2. Quarta estamos lá outra vez! ;)
    Quer dizer, eu estou... tu estás sempre! :P

    Beijoca*

    ResponderEliminar
  3. Identifico-me muito com aquilo que escreves no teu blog, vou passar a segui-lo atentamente:).
    Gosto muito de cinema, e claro que o cinema europeu é o de minha eleição.
    Não tenho O filme favorito, tenho vários filmes que gosto mais do que outros. Deixo-te aqui sugestões de alguns filmes franceses que vi, e que me marcaram.
    Dans Paris; Les Chansons d'amour, ambos do realizador Christophe Honoré.

    La Frontiére de l'aube; Les Amants reguliers, ambos do realizador Philippe Garrel.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado! Adoro cinema europeu também! Tem outra sensibilidade! Não sei se já viste o "Les Plages d'Agnes" está muito bom! Dos que passaram este ano na festa do cinema francês, dos que gostei mais foram: L’Armée du crime, La Journéede la jupe e o Parlez-moi de la pluie! Os dois que falaste do Christophe Honoré, já vi! Muito bons! Os dois do Philippe Garrel não vi! :(

    ResponderEliminar
  5. Estão anotados para ver! obrigada. Convido-te a visitares o meu outro Blog (que tenho com alguns amigos que tb gostam de cinema)que se chama cinecrack, tem lá algumas sugestões interessantes de filmes.
    Esses filmes do Garrel, valem muito ver! tenho post do filme La Frontiére de l'aube,espreita no blog cinecrack,para abrir o apetite de ver!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado!
    Vou tentar ver esses filmes!
    E vou espreitar o blog!:)

    Sofia

    ResponderEliminar