Séraphine

Título: Séraphine
Origem: França
Ano: 2008
Género: Biografia
Intérpretes: Geneviève Mnich, Anne Bennent, Yolande Moreau, Ulrich Tukur
Argumento: Martin Provost
Realização: Martin Provost

“Seraphine” narra a extraordinária vida da francesa Seraphine, uma mulher nascida em 1864 que foi dona de casa antes de se transformar em pintora e submergir na loucura.
Martin Provost recupera a obra e a vida de Séraphine que por consequência do acaso se encontra com o homem que lhe descobre o talento, Wilhelm Uhde coleccionador de arte e que lhe proporciona o sucesso.
Os quadros desta pintora são representações de grandiosos arranjos florais, muito fantasiados, que por vezes parecem ganhar vida.
SÉRAPHINE foi o grande vencedor dos Prémios César em 2009, sendo galardoado inclusivamente com os prémios de Melhor Filme e Melhor Actriz.
Atlanta Filmes

«(...) o realizador imerge convenientemente nas dimensões sensuais e espirituais da arte de Séraphine, que resulta de uma estética – de carácter religioso e erótico – que se cruza com o mundo natural. Ela pinta frutas e flores em arranjos que num primeiro olhar parecem decorativos, mas cuja observação atenta revela uma carga poderosa e extraordinária.
O mesmo deverá ser dito quanto à interpretação de Yolande Moreau. Paixão, humor, Yolande despedaça‐nos o coração. Ela é uma grande, pouco movimentada mulher com uma larga face carnuda e uns olhos pequenos, mas intensos. Ela é graciosa, dando‐nos pistas quanto à rica e brilhante vida interior de Séraphine sem verbalizar ou dramatizar demasiado o seu peculiar – e até – desconhecido estado de espírito.»
The New York Times, A.O. Scott

Excelente representação de Yolande Moreau, o filme está muito bom, simples, com muita cor, bastante triste e daqueles que fazem pensar na vida quando terminam!

Movie trailer

1 comentário:

  1. Adorei o filme,apesar de considerar faltar um pouco mais de paixão e espontaneidadem,afinal é um filme sobre uma MULHER DA NATUREZA, que pintava sem ter tido qualquer instrução

    ResponderEliminar